Web Design Responsivo: O que é? Por que fazer?

Web Design Responsivo: O que é? Por que fazer?

Em 2012 o mercado de PCs teve uma queda em suas vendas, coisa que não acontecia desde 2001. O que nos leva a seguinte pergunta: Se os consumidores não estão comprando PCs, o que os consumidores estão comprando? Tablets e Smartphones meu caro leitor, e inclusive e esperado que este ano a venda de tablets bata a casa de 100 milhões.

Com esse mercado de dispositivos moveis e derivados com browser crescendo rapidamente surgiu a necessidade de fazer com que todos os sites se adaptem muito bem a qualquer tamanho de tela. Anteriormente já existiam soluções para isso, como JQuery Mobile, entretanto todas eram caras e difíceis de implementar. É a partir disso que surgiu em 2010 o Web Design Responsivo.

Em termos simples o web design responsivo usa “media queries” para configurar um tamanho adequado para o site de acordo com a resolução da tela.

Web design responsivo se trata apenas de mobile?

Sim, e não! De fato com a expansão das vendas desses dispositivos móveis, criam uma sensação de que estamos criando sites responsivos apenas para eles. Contudo quando pensamos em web design responsivo devemos levar em consideração TVs, retina displays e browsers de vídeo-games entre outros. Afinal, seria praticamente inviável criar um site para cada um desses dispositivos, já que hoje em dia até “torradeiras” acessam a web.

2013 é o ano do web design responsivo?

Dado que a venda de tablets e smartphones continuam aumentando e as pessoas estão preferindo cada vez mais ler nesses dispositivos, podemos acreditar que, sim, 2013 será o ano do web design responsivo. E com isso os leitores só tem a ganhar, afinal com o web design responsivo a experiencia de leitura na web ficará muito melhor.

Fonte: design.blog.br

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *