Como organizar corretamente Categorias e Tags no WordPress

Como organizar corretamente Categorias e Tags no WordPress

Você já deve ter ouvido falar que configurar categorias e tags para suas postagens aumenta a visibilidade do seu site para os mecanismos de busca e também facilita a navegação de seus leitores dentro do seu site WordPress e proporcionando assim uma melhor experiência para seus visitantes.

Se já ouviu esse assunto, com certeza está se perguntando como deve organizar o conteúdo de seu site da forma mais eficiente para que tanto seus leitores e os mecanismos de busca tenham acesso fácil a esse conteúdo. Lembrando sempre que as pessoas possam só encontram o seu site se ele estiver bem posicionado.

Realmente categorias e tags podem ajudá-lo, e muito, a resolver alguns problema na organização seu conteúdo e torná-lo mais atraente aos seus visitantes. No instante em que se cria um post no WordPress as categorias e tags já estarem criadas é sinal que seu planejamento de conteúdo já foi feito, isso é um bom sinal.

Mas como ter certeza que esse planejamento está correto? Vamos tentar entender o funcionamento de categorias e tags do WordPress para poder explicar melhor a forma correta de se planejar a segmentação de um conteúdo para os seus sites.

O que são as Categorias do WordPress?

A correta definição da categoria seria a divisão dos seus posts em vários assuntos ou pastas que permitiriam uma organização que você mesmo defina para seu conteúdo só por saber em que pasta está. Divisão que permitiria também aos seus usuários terem acesso a artigos apenas de uma determinada categoria desejada por eles.

750px-painel-categorias

A maioria das pessoas pergunta sobre colocar um artigo em mais de uma categoria. É claro que é possível, e que provavelmente haja um bom motivo para ser possível fazê-lo, mas em termos de organização não faz sentido, e em termos de SEO, ter conteúdo duplicado em páginas diferentes que não tenham um relacionamento hierárquico é algo também não considerado com uma boa estratégia.

Acredito que a solução para quem se depara com uma situação assim seria justamente a revisão da hierarquia das categorias e uso complementar das Tags. Não faça das suas categorias uma árvore genealógica, utilize no máximo dois níveis. Se forem necessários mais níveis para seu conteúdo você devera usar as tags para organiza-lo.

E veja também pelo lado dos seus visitantes. Qualquer usuário que navega por um site no qual um mesmo post aparece em mais de três categorias terá a um sensação de estar num site desorganizado, se sentirá frustrado e abandonará a navegação imediatamente.

Tags no WordPress

A utilização de Tags deverá ser complementar a organização das suas categorias. Tags devem ser vistas como subcategorias, ou ainda subpastas para a organização do seu conteúdo.

Nelas a informação deverá ser segmentadas por detalhes menores, não menos importantes, mas que podem de alguma forma serem usadas como um subdivisão das categorias, e estando em mais de uma dessas subdivisões.

Categorias e Tags ajudam no SEO?

Você não pode esperar que simplesmente pelo fato de ter criado uma estrutura razoável de Categorias e Tags que seu site será mais bem posicionado. Você precisa ter em vista o que as páginas dessas Categorias ou Tags terão para apresentar para os buscadores e visitantes, você precisa ter construído uma boa estratégia de SEO para elas.

Assim como as demais páginas do seu site, que você deseja um bom posicionamento, essas páginas precisam de um bom título e descrição adequada, além do fato de você precisa avaliar muito bem o risco de apresentar conteúdo duplicado para os navegadores e permitir a indexação tanto de categorias quanto de tags.

Lembre-se que o uso desses recursos do Worpdress devem ser inseridos na sua estratégia de links internos, pois é dessa forma que os buscadores e visitantes identificarão a existência dessas páginas. Em alguns caso usar Categorias ou Tags no menu principal pode ser uma ótima estratégia de organização do seu conteúdo.

Confira as dicas de uso do plugin WordPress SEO, as opções de Taxonomia e Títulos deverão ajuda-lo a tornar essas páginas ainda mais atraentes aos mecanismos de busca. E não deixe de usar o plugin para controla a indexação e presença de Categorias e Tags no arquivo sitemap do seu site.

Seria irresponsabilidade minha dizer aqui se é melhor indexar Categorias e Tag, ou uma sim e não a outra, pois isso vai depender a organização que cada gestor WordPress definiu para seu site. E aí está a questão.

Categorias e Tags nas páginas

Acho importante frisar que é possível categorizar e colocar tags também nas páginas do WordPress. Isso pode ser feito facilmente com algumas pequenas alterações no código fonte, ou de maneira ainda mais simples com o uso do plugin Post Tags and Categories for Pages.

categorias-tags

Quando plugin é ativado, as estruturas das suas páginas possuirão toda a flexibilidade que seus posts possuem quanto a Categorias e Tags. Este plugin permitirá que você use a mesma arquitetura de conteúdo utilizada nos posts, isso é, mesmas categorias e tags.

Por que usar Categorias e Tags nas páginas? Porque não usar? É uma forma inteligente e prática de organização. Essa necessidade pode originar de qualquer situação, novamente vai depender do conteúdo e organização planejada pelo gestor WP do site.

Outras possibilidades de Divisão de Conteúdo

Se você está planejando o conteúdo do seu site WordPress e com essas dicas você ainda pensa em usar vários níveis de categoria é muito provável que o que você precisa é utilizar outro interessante recurso, o Custom Post Type, ideal para organizar o conteúdo no WP. Criar novos tipos de artigos, tipos de conteúdos criados especialmente para gerir estes conteúdos diferentes dos seus posts.

Um bom exemplo seria criar um tipo de conteúdo um tipo de post somente para filmes, nos quais serão usadas, categorias e tags próprios para esse tipo de post. Veja mais informações na série Guia para Criar Custom Post Type.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *