O que é Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma forma de publicidade na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeos, eBooks, newsletters, SEO, mídias sociais e outras formas de marketing de conteúdo. É um estilo de marketing que se diferencia dos métodos tradicionais, pois tem como foco melhorar seu negócio e não correr atrás de clientes.

É uma forma de pensar relativamente nova, baseada na ideia de compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo, utilizando as táticas do marketing de conteúdo. Esta personalização do conteúdo age como um ímã que atrai potenciais leads (possíveis futuros clientes, novos contatos) e clientes quando eles estão à procura de produtos ou serviços.

O Inbound Marketing é conhecido como o “novo marketing”, pois se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao em vez de comprá-las. Diferenciando-se assim do Outbound Marketing, que é o chamado “velho marketing”, e que usa táticas que “empurram” produtos ou serviços para os clientes.

Uma estratégia de Inbound Marketing tem as seguintes fases:
• Atrair tráfego
• Converter visitantes em clientes
• Converter leads em vendas
• Transformar clientes em clientes fidelizados e aumentar suas margens
• Analisar para melhoria contínua.

Metodologia do Inbound Marketing
O Inbound marketing, que também pode ser chamado de marketing de conteúdo, é a melhor maneira de transformar estranhos em clientes e promover o seu negócio. É uma metodologia comprovada de sucesso para a era digital. Pois, desde 2006, o marketing de entrada tem sido o método mais eficaz do marketing para fazer negócios online. Em vez dos velhos métodos de marketing de saída de compra de anúncios, o marketing de entrada concentra-se na criação de conteúdo de qualidade que traz as pessoas para a sua empresa e produto.
Ao alinhar o conteúdo que você publica com os interesses do seu cliente, você naturalmente atrai o tráfego de entrada e então, pode converter em vendas, fechar negócios e conquistar a fidelidade do cliente a longo prazo.
O Inbound Marketing se dá através de quatro ações, e para cada uma delas existem as ferramentas certas que as empresas devem utilizar. O principal é fazer as pessoas passarem a gostar do marketing. Pois, ao publicar o conteúdo certo no lugar certo, na hora certa, o marketing torna-se relevante e útil para seus clientes, e não interruptivo. É o marketing que as pessoas podem e vão amar.

As principais características dessa estratégia são:
Criação de Conteúdo – Você pode criar conteúdo direcionado que responde as perguntas e necessidades básicas de seus clientes, e compartilhar esse conteúdo em vários canais.
Ciclo de Vida de Marketing – Você reconhece que as pessoas passam por fases de como interagem com sua empresa, e que cada fase requer diferentes ações de marketing.
Personalização – Você pode personalizar as suas mensagens de acordo com as suas necessidades específicas.
Multi-channel – O Inbound Marketing é multi-canal, por natureza, uma vez que se aproxima das pessoas onde elas estão, no canal onde elas querem interagir com você, utilizando-se assim de vários meios e ferramentas.
Integração – Suas ferramentas de análise devem trabalhar juntas, permitindo que você se concentre em publicar o conteúdo certo, no lugar certo, na hora certa, para os clientes certos.

Concluindo, o Inbound é compartilhar, é cuidar da entrada dos clientes, é sobre a criação e compartilhamento de conteúdo com o mundo. Baseia-se na criação de um conteúdo especificamente concebido para atrair os clientes para o seu negócio e mantê-los.

Fonte: incorporativa.com.br

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