Digital marketing para hotéis

Digital marketing para hotéis

Se os donos de hotéis quiserem ser competitivos no mercado, devem abraçar o marketing digital, incluindo os celulares e marketing social. O marketing para hotéis deve ter seu potencial explorado neste segmento.

O uso de agências de viagens online aumentou 45% desde 2008. Sabendo que é de dez a quinze vezes mais barato para os donos de hotéis receberem essas reservas diretamente pelo seu próprio site, e que os hóspedes usam a mesma internet para procurar hotéis e agências de viagens online, a pergunta que tem que ser feita é: por que os hóspedes sempre acabam fazendo reservas pelas agências online? Este artigo identifica algumas das dicas essenciais da buuteeq para projetar o site de um hotel a fim de aumentar as reservas diretas.

Pesquise na internet a sua pousada favorita e veja o resultado. Depois de encontrar muitas páginas de agências de viagens online, pode ser que localize a sua pousada favorita. Quando finalmente localiza o site, você consegue ver fotos dos quartos? Achar promoções e ofertas? Fazer uma reserva direta? Se estiver fazendo uma busca do celular (como 56% dos viajantes internacionais fazem hoje em dia), o site funciona bem no seu celular?
Normalmente, a resposta para a maioria dessas perguntas é “não”. Uma pesquisa feita em 2011 pela eDigital Research comprova através de um estudo que os hotéis são os que têm o pior desempenho em e-travel, com sites que deixam a desejar.

Ter um site de hotel eficiente, onde os hóspedes encontram tudo que eles precisam para fazer uma reserva diretamente é a chave para recuperar os gastos com as agências de viagens online. A boa notícia é que com a disponibilidade de soluções novas que criam sites de hotéis com ferramentas fáceis de usar, os hotéis independentes podem criar e manter a presença online que precisam com um esforço e custo mínimo.

Através da pesquisa que a buuteeq realizou com informações sobre clientes ao redor do mundo, identificou-se algumas dicas de web design para sites de hotéis, que ajudam a aumentar as reservas diretas.

1. Aposente o seu site utilizando Flash

Antigamente o Flash era uma plataforma popular, pois proporcionava uma interatividade em sites e era a única alternativa do mercado. Porém, sites de busca identificam sites feitos em flash como caixas pretas que eles não conseguem examinar. Os resultados de busca na internet caem, e os resultados no ranking de buscas (SEO) para hotéis também. O Flash também é incompatível com muitos celulares (smartphones). Se os seus clientes não conseguem achar o seu hotel através do Google ou de seus celulares, como eles vão saber que você existe?

2. Design para aprendizes visuais

As pessoas podem ser classificadas em três categorias de aprendizes: visual, auditivo e tátil. 60% das pessoas são aprendizes visuais. Textos são importantes para ajudar no ranking de mecanismos de busca, mas construir um site com muitas imagens vai atrair a maioria dos seus hóspedes. Faça o seu site com fotos grandes e de alta resolução, da sua propriedade e atrações locais, para que os “aprendizes visuais” encontrem a informação que eles estão buscando de uma maneira eficiente.

3. Faça com que a arquitetura da informação seja eficiente para o seu hotel

Arquitetura da Informação é a informação apresentada aos visitantes da maneira que eles querem ver, no lugar onde eles esperam encontrar. Quando os hóspedes acham um site de hotel, eles querem ver os quartos, fotos e localização. Faça com que o seu mapa seja grande e interativo. Mostre os quartos, com imagens, descrições e detalhes, e faça com que seja fácil para os hóspedes compararem os quartos através de um clique. Veja o hotel The Hamilton House e confira o que uma boa arquitetura da informação pode fazer pelo seu site.

4. Destaque as suas promoções

Crie uma página de promoções onde você possa apresentar uma lista com um resumo de cada promoção, e com páginas individuais descrevendo as promoções com mais detalhes – complete com imagens atraentes dando aos aprendizes visuais (e todos os hóspedes) um bom motivo para se hospedar no seu estabelecimento. Se a infraestrutura do seu site permite que você faça isso; integre as promoções e pacotes com o sistema de reservas do seu hotel, para que os descontos sejam oferecidos automaticamente.

5. Dê um maior destaque aos seus mapas

Se a sua localização é um fator importante do seu hotel, aproveite as vantagens dos mapas e utilize-os como um ponto de referência. Marque no mapa as principais atrações, restaurantes, lojas, passeios, praias, trilhas, etc. Inclua instruções de como chegar a pé ou de carro do seu hotel até todos os pontos listados, para que os hóspedes tenham mais um conforto. O mapa do luxuoso hotel Le Quartier Français é um bom exemplo do que um mapa interativo pode fazer pelo seu hotel.

6. Tenha um site com um bom “Search Engine Optimization”

O SEO (Search Engine Optimization) de um hotel não é uma coisa difícil de fazer. São necessárias algumas mudanças simples para ter certeza que o seu site tenha um bom desempenho em mecanismos de buscas como o Google. Uma das dicas mais importantes para se ter uma ferramenta poderosa é traduzir o seu site em diferentes idiomas – ter o seu site em várias linguagens proporciona maravilhas para a sua posição no ranking de mecanismos de busca de mercados internacionais. Utilize palavras-chave em seus textos – pense no que os seus hóspedes vão digitar nos sites de busca quando eles estiverem procurando por hotéis, e tente inserir essas palavras em seus textos naturalmente. Organize o seu site de maneira lógica – evite ter páginas escondidas em diretórios. Crie títulos eficientes para suas páginas, com o nome do seu hotel, localização e serviços. Além disso, ofereça um conteúdo de qualidade e bem organizado. Facilite a vida de seus hóspedes quando eles acessarem o seu site, e ajude o Google a encontrar o seu site facilmente.

7. Tenha uma versão móvel do seu site que funcione bem em celulares

Enquanto a maioria dos sites pode ser visto em aparelhos móveis, grande parte não foi feita para ter uma boa aparência em celulares e tablets. Para atender o número crescente de hóspedes que estão fazendo reservas através de seus celulares, deve-se considerar criar um site que funcione bem nesses aparelhos, uma versão do site feita exclusivamente para aparelhos móveis. Isso significa que sites feitos em Flash não podem ser uma opção. Insira links em seus textos que estejam disponíveis através de um clique, e retire parte do conteúdo do seu site principal, para que o site móvel carregue rapidamente em celulares. Você não precisa contratar vários designers ou agências de design para ajudá-lo a fazer isso. Existem ferramentas que podem construir essas alternativas dentro do próprio sistema. Aumente essas capacidades e irá aumentar os benefícios, com um custo mínimo e economizar tempo. O que leva à próxima dica:

8. Não tenha medo

Os donos de hotéis estão preocupados em administrar bem a sua propriedade, e não em ser um web designer para o seu hotel, evitando ter que refazer o site. Eles irão ter tempo suficiente para garantir que o seu novo site irá ter um melhor desempenho que o site antigo? E se eles perderem o conteúdo do site antigo nessa transição? Quem vai ajudá-los se eles não conseguirem ligar para os responsáveis pelo site há anos? Muitas dessas preocupações são na verdade o resultado de um modelo ultrapassado.

Os administradores devem abraçar o marketing para hotéis , incluindo os celulares e marketing social, se eles quiserem ser competitivos no mercado. Pode até parecer intimidante, mas buscar uma presença na web para seus hotéis independentes que esteja sempre atualizada,funciona bem nos mecanismos de busca e oferece reservas diretas é a única maneira para manter os hóspedes distantes das agências de viagens online. Os donos de hotéis podem usar as soluções de software como serviço para cuidar do marketing digital, ou utilizar um sistema de conteúdo como o WordPress para fazer isso pra eles – de qualquer maneira, os donos de hotéis não podem ignorar o marketing digital se eles quiserem ter sucesso.

Fonte: MetaAnálise.com.br *Forest Key é o CEO e co-fundador da buuteeq.

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