Brasil tem 35% de pc nas residências

Brasil tem 35% de pc nas residências

São Paulo – Uma pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) aponta que no Brasil 35% dos domicílios possuem um computador. O estudo TIC Domicílios 2010 entrevistou mais de 24,6 mil domicílios no país, entre 2009 e 2010, e constatou um aumento de 9%.Porém, o Brasil ainda se encontra atrás de países como Argentina (38%), Chile (40%), Alemanha (82%) e Japão (86%), em penetração de computadores em domicílios.

No país as regiões Sul e Sudeste detém a maior concentração de domicílios com computador. O Nordeste é onde se encontra a menor proporção.
O principal motivo apontado pelos brasileiros, 73% de áreas urbanas e 78% de áreas rurais, para a falta de um computador em casa é o alto custo dos aparelhos.
Porém, foi constatada que a população de baixa renda vem optando por notebooks, que registraram um aumento de presença em 67% na Classe C, contra 53% da Classe B e 31% da Classe A.

Conexões Embora o acesso à internet tenha crescido 15% no Brasil, 49% dos domicílios que possuem computador, mas não possuem acesso à rede, afirmam não o ter devido ao alto custo dos serviços e outros 23% pela falta de disponibilidade na área.
A falta de interesse (16%) e falta de habilidade (12%) são citadas também, porém refletem barreiras que não são referentes à infraestrutura, mas à falta de apropriação da tecnologia pela população.

Entre os tipos de conexões usadas, a pesquisa também aponta uma redução no acesso discado, presente apenas em 13% dos domicílios da área urbana. Em contrapartida, a banda larga fixa está presente em 68% das residências urbanas.
Nas áreas rurais houve registro de 63% de crescimento no acesso via banda larga móvel. Já a banda larga fixa teve aumento de 9%.
“Continuamos a verificar um aumento na presença dos computadores e da Internet; a oscilação do ritmo de crescimento é bastante natural e pode ser influenciada por inúmeros fatores socioeconômicos”, relata Alexandre Barbosa, gerente do pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br).

Fonte (Info)

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *