4 Dicas para seu site ter sucesso na web

4 Dicas para seu site ter sucesso na web

Para conseguir acessos para seu site, você precisa conhecer e dominar o tema “SEO”. SEO é uma sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “Otimização para Mecanismo de Busca”. Quando alguém efetua uma busca em algum buscador web como o Google ou Bing, o que define quais sites devem aparecer na frente dos demais? Bem, existem fórmulas e mais fórmulas, teorias e mais teorias, mas o fato é que a real e irrefutável fórmula, com todas suas peripécias, continuará sendo um segredo guardado a sete chaves, pois não é de interesse dos buscadores web torná-la pública. Acredito que a razão deles seja a de evitar trapaças. Se as pessoas mal intencionadas souberem 100% como um mecanismo de indexação e classificação de sites funciona, elas podem querer descobrir e explorar suas possíveis falhas. Isto poderia ser uma razão plausível para o segredo, mas outro motivo possível pode ser não revelar a concorrentes sua fórmula de classificação de relevância de web sites, o que é muito importante. Já imaginou se alguém fizesse uma busca em algum buscador web e ele só retornasse conteúdo irrelevante? Com certeza o internauta iria optar por repetir a busca em outro buscador web, não é?

Todavia, mesmo que a fórmula de indexação e classificação 100% completa e exata seja desconhecida, muitos dos fatores dela são publicados oficialmente. A partir da data que os motores de busca começaram a revelar alguns dos fatores relevantes na indexação de sites, iniciou-se também o estudo de SEO, exatamente com o objetivo de melhorar sites aos olhos destes motores de busca. A seguir mostrarei alguns destes segredos da audiência, conhecimentos que podem ser utilizados para conseguir otimizar web sites e posicionar-se melhor nos resultados de buscas.

1. O Domínio do Website

O Domínio do website, embora alguns defendam que ele vem perdendo sua importância, ainda continua representando pontos, positivos ou negativos, seja por ser um domínio de fácil memorização ou não, seja por conter a palavra-chave ou palavras-chave buscadas pelo internauta ou não. A extensão do domínio, ao que tudo indica, é uma faca de dois gumes. Se por um lado um domínio .com.br vai ter mais força para buscas efetuadas no Brasil, por outro lado ele não terá muita força de indexação internacional, como teria um domínio .com, por exemplo.

Ainda sobre o domínio, quando não é possível registrar um domínio exatamente com a palavra-chave desejada, você pode optar por utilizar um hífen (sinal de menos) para separar as palavras. Como por exemplo: http://fazer-site.net

Se mesmo usando hífen para separar as palavras-chave as possíveis combinações não estiverem disponíveis, outra alternativa é adicionar um número no final do domínio ou outra palavra relacionada, como por exemplo “GanharDinheiroBlog.net”, neste caso as palavras-chave escolhidas foram “Ganhar Dinheiro”, porém como os domínios que continham as duas palavras já estavam registrados por outra pessoa, foi adicionado a palavra “Blog” a ele, conseguindo, assim, registrá-lo. Um detalhe importante é adicionar palavras ou número no final e não no início do nome do domínio.

Caso alguém tenha interesse em aprender a criar um site facilmente, sugiro a leitura adicional desse artigo: http://fazer-site.net

2. O Conteúdo do Website

O conteúdo de uma página deve ser relacionada com o título dela. Por exemplo, se você registrou um domínio do tipo Fazer-Site.Net, o certo é escrever sobre sites ou assuntos relacionados a site. Além do domínio, o título da página e seu conteúdo contam pontos positivos quando são bem otimizados. Se você focou no termo “Ganhar Dinheiro” e quer ver o seu site listado nas melhores posições do Google e outros, este termo deve estar presente no domínio (ou no url), no título do documento, tanto das tags “title” do cabeçalho quanto do título principal “h1”. O termo de busca escolhido estar presente em alguns dos possíveis subtítulos “h2″,”h3″,”h4”, …, também ajuda a obter uma melhor pontuação.

Quando se fala em conteúdo, não deve-se nunca esquecer que você está escrevendo para pessoas e não para robôs. Então, dê bastante atenção ao que você escreve. Sempre escreva textos com conteúdos realmente úteis, que irão ajudar os leitores de alguma forma ou de outra. Se um artigo é bastante interessante, curioso, informativo, útil, ele terá muito mais chances de ser compartilhado ou de receber um link de volta (backlink).

3. Socialização

Um dos principais segredos da audiência de um site é a sua relação com os demais sites. O relacionamento entre sites na internet se dá através dos links. Então se um site possui vários backlinks de outros sites, é um sinal de que este site é um site importante, que merece mais audiência de que os demais. Só que além da quantidade, outro fator, até mais importante, é a qualidade dos backlinks. Por exemplo, se 2 sites com pagerank 8 possuem um link para o seu site, enquanto o site de um concorrente conta com 10 backlinks de sites com pagerank 1, o seu site, mesmo tendo apenas 2 backlinks levará a melhor, pois os dois backlinks seus tem muito mais qualidade que os 10 do concorrente. Para quem não sabe, Pagerank é uma pontuação de página, que varia de 0 a 10. Quanto melhor um site for (no conceito do Google), mais alto será o Pagerank dele.

4. Cuidado com as práticas proibidas (Black Hat SEO)

Algumas práticas são consideradas trapaças pelo Google e outros buscadores, e portanto devem ser evitadas a todo custo, pois o site de quem as pratica pode ser cruelmente penalizado. Se um site é penalizado ele perde pontos e consequentemente posições nos resultados de busca. Por exemplo, um site que aparecia na primeira página dos resultados de buscas, após ser penalizado pode ir parar na quinta, sexta, sétima ou ainda em uma página mais distante, dependendo do grau da penalização aplicada. Algumas trapaças bem conhecidas (e que devem ser sempre evitadas) são: ocultar palavras-chave ou qualquer texto do conteúdo de uma página; repetir excessivamente as palavras-chave na página, nos atributos das imagens e demais elementos; ocultar backlinks em sites externos; etc. Existem centenas de técnicas que são consideradas “black hat”, e é importante conhecê-las para poder evitá-las.

A otimização de Sites envolve muitas variáveis, é preciso estar sempre aprendendo mais.

Fonte: noticias.r7.com

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