Otimize os títulos dos seus imóveis para ser mais visto pelo Google

O título das postagens que você escreve em seu blog é muito importante para o Google fazer seu posicionamento nos resultados das buscas. Por isso, títulos bem escritos são um dos fatores essenciais para ter boa visitação vinda do Google e outros buscadores. Neste artigo, você aprenderá a escolher bons títulos e a realizar ajustes técnicos em seu template para que seu blog seja bem visitado.

Introdução
Se você acompanha o Gerenciando Blog há algum tempo, já ouviu falar sobre o termo SEO. Mas, para quem é novo, segue uma breve explicação. SEO vem de “Search Engine Optimization” (otimização para mecanismos de buscas) e refere-se às técnicas que você pode aplicar ao seu site ou blog a fim de receber mais visitas vindas do Google e outros buscadores.

optimizar-tituloDentre as técnicas eficientes de SEO, uma das mais importantes compreende a otimização do título do seu blog e dos seus artigos. O título é um fator importante utilizado pelo Google para deixar um link bem posicionado nos resultados das buscas. Títulos bem elaborados podem lhe dar melhor posicionamento nos resultados e maior taxa de cliques dos usuários do Google.

No artigo 9 dicas para escolher um bom nome para seu blog, já abordei a boa escolha de um título para o seu blog. Abaixo, você verá algumas dicas para otimizar seus títulos e conseguir mais visitas do Google.

1. Escolha títulos que descrevam bem o seu texto
Este é o passo mais importante para escolher um bom título para um artigo. O título deve dar ao leitor uma boa noção sobre o que ele encontrará em seu texto.

Se você publica um artigo com o título “Receita simples de cupcake” e publica algo que apenas um PhD em gastronomia conseguirá seguir, seu leitor se sentirá enganado. E o Google “saberá” disso: provavelmente, o leitor que foi até seu artigo voltará ao Google e escolherá outro resultado da busca. Ponto negativo para você!

Uma forma para não cair nessa armadilha é só dar o título definitivo à sua postagem após tê-la escrito. Dessa forma, você não corre o risco de pensar em escrever uma coisa e fugir desse tema durante o texto.

2. Utilize títulos que chamem a atenção do visitante
Outra técnica importante é que o título do artigo seja capaz de chamar a atenção do visitante e o leve a clicar em seu link quando ele aparecer no resultado do Google.

Voltando ao exemplo anterior, um título “Receita de cupcake” provavelmente pareceria ao usuário do Google como outra receita qualquer, sem um motivo específico para que ele clique nela.

Por outro lado, é de bom tom evitar sensacionalismos. O titulo “A receita de cupcake mais simples de todo o universo” pode soar pretensioso demais e também não atrair a atenção.

O segredo está em equilibrar esses extremos e conseguir criar um título chamativo, mas sem ser apelativo.

3. Tenha as palavras chave que deseja otimizar no título dos artigos
O conceito de “palavra chave” é simples de entender: quando você escreve um texto, há palavras importantes que você quer destacar. Ainda no exemplo acima, “receita” e “cupcake” são palavras importantes, pois são provavelmente elas que serão buscadas no Google quando alguém quiser aprender a fazer um cupcake. Por isso, essas são as palavras chave para este artigo fictício.

Seria estranho, por exemplo, eu chamar esse artigo de “Receita simples e gostosa”, por exemplo. A pessoa precisaria entrar no link para saber que se trata de uma receita de cupcake. Justamente por esse motivo, o Google não colocaria esse link em bom posicionamento.

4. Evite títulos muito curtos ou muito longos
Títulos curtos demais ou longos demais também não costumam surtir bons resultados. Um título muito curto – “Receita de cupcake” – normalmente não atrai a atenção.

Já um título muito longo – “Receita simples e rápida de cupcake que qualquer pessoa pode fazer em sua casa” – nem seria exibido por completo nos resultados do Google. O limite máximo de caracteres para um bom título é normalmente estipulado como 63.

Novamente, o equilíbrio é fundamental.

5. Pesquise as melhores palavras a utilizar no título
Ainda em nosso exemplo, você poderia ficar em dúvidas entre utilizar a palavra “cupcake” ou o termo aportuguesado “bolinho”.

Há ferramentas online disponibilizadas pelo Google que permitem encontrar quais são os termos mais pesquisados referentes a determinado assunto. Essa pesquisa pode ajudar a definir um bom título para a postagem, e especialmente para saber quais são os termos mais procurados.

  • Google AdWords Keywords Tool – Mostra o volume de pesquisa e o valor médio pago por anúncio contendo a palavra chave.
  • Google Trends – Mostra a evolução no volume de buscas de determinada palavra ao longo do tempo.

Caso você deseje mais detalhes sobre este tópico e as ferramentas acima, sugiro abaixo dois ótimos artigos, ambos escritos por empresas especializadas em SEO:

6. Deixe o título do seu blog depois do título da postagem
Por último, deixei a questão mais técnica para ser tratada.

Os templates padrão do Blogger já estão preparados para exibir ao Google o título de suas postagens de acordo com o que você preenche no editor do Blogger ou no Windows Live Writer. Há, porém, dois pequenos problemas.

1. Título da postagem
Seguindo nosso exemplo, vamos imaginar que o nosso artigo com a receita de cupcake será publicado em um blog fictício chamado “Gastronomia para Todos”. Por padrão, o título de nosso artigo seria definido como “Gastronomia para Todos: Receita simples de cupcake”, ou seja, com o nome do blog antes do título da postagem. Isso não é o ideal em termos de SEO, pois é melhor quando as palavras chaves vêm antes no título. Seria melhor se o título desse artigo fosse “Receita simples de cupcake – Gastronomia para Todos”

2. Título do blog
Também há um pequeno problema com a forma como o Blogger exibe o título do próprio blog. Ele seria mostrado apenas como “Gastronomia para Todos”. Isso faz com que sejam perdidas oportunidades interessantes em que as buscas são feitas por palavras chaves que não estão contidas nesse título. Seria melhor se o próprio título do blog possuísse mais termos importantes. Um bom título seria “Gastronomia para Todos – Receitas simples, rápidas e gostosas”.

Há uma discussão se as palavras chaves deveriam vir antes ou depois do título do blog. Eu optei por colocá-las antes, mas o Google já fez alterações em seu mecanismo para sempre exibir o nome do blog antes.

Como melhorar isso?

Os dois pontos citados acima podem ser resolvidos de uma forma bastante simples: edite o HTML do seu template e localize o trecho <title><data:blog.pageTitle/></title>  e substitua-o pelo código abaixo:

<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;index&quot;'> 
    <title>Palavras-chaves - <data:blog.title/></title> 
<b:else/> 
  <title><data:blog.pageName/> - <data:blog.title/></title> 
</b:if>

Note que você precisa alterar o trecho destacado em vermelho para colocar as palavras chaves referentes ao seu próprio blog. E, caso você prefira que o título do seu blog venha antes das palavras chaves, basta mudar essa linha para <title><data:blog.title/> – Palavras-chaves</title>.

Conclusão
Você percebeu como os títulos de suas postagens são importantes? Parece ser um item pequeno, mas ele pode fazer uma diferença enorme para seu blog, conquistando mais visitantes. Por isso, vale a pena investir mais tempo para pesquisar e definir o melhor título para cada nova postagem que você escrever.

Fonte: www.gerenciandoblog.com.br
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *