Cuidados com o aluguel em Florianópolis por temporada

Cuidados com o aluguel em Florianópolis por temporada

Todos os anos, milhares de turistas buscam o litoral catarinense para aproveitar as férias de verão. Esse grande fluxo de pessoas traz interesse para quem dispõe de imóveis para aluguel em Florianópolis e outras praias, atrai bons negócios para as imobiliárias da região e também a atenção de golpistas.

Com o aumento de golpes aplicados pela internet e por telefone, não só os locatários devem ficar atentos ao buscar um imóvel para alugar por temporada, mas também os proprietários e os corretores. Você já pensou que involuntariamente pode estar dando informações e ajudando golpistas sem saber?

Dicas de segurança para o aluguel de temporada

A internet facilita muito o trabalho do corretor de imóveis, especialmente quando falamos sobre aluguel por temporada. Geralmente, quem busca uma casa ou apartamento para as férias não está na cidade, consequentemente, depende do telefone e da internet para encontrar o local ideal e realizar todo o contato antes da chegada ao destino.

Alguns golpes acabam sendo facilitados pela internet e, por isso, além de primar por um bom anúncio e pela busca de locatários, o corretor de imóveis também deve zelar para que a casa ou apartamento em sua conta não seja alvo de criminosos. Confira algumas dicas de segurança:

hotel-praia-dos-ingleses-florianopolis

 

Fotografias

Um dos principais problemas que a internet traz ao aluguel por temporada é que para alugar o imóvel, o ideal é que o corretor divulgue diversas fotografias da casa ou apartamento. Sem o devido cuidado, tais fotos podem ser copiadas e utilizadas para golpes.

A solução? Utilize aplicativos que incluam marca d’água – como o logo da sua imobiliária – na foto. Assim fica mais difícil para alguém utilizar as imagens para uso indevido e por ser uma marcação em transparência, não atrapalha quem está analisando o imóvel.

Endereço

A divulgação do endereço no anúncio do imóvel é motivo de muita discussão no mercado imobiliário. No entanto, para quem não conhece nada da cidade que irá passar uma temporada, é importante saber este dado e poder buscar em aplicativos como o Google Maps ou o VivaReal, por exemplo, quais são as facilidades encontradas no entorno. Porém, para deixar um golpe mais real, além das fotos, o endereço também pode ser utilizado.

Para diminuir esse risco, inclua, por exemplo, apenas a rua na qual o imóvel está localizado no anúncio e quando já estiver com as negociações avançadas com o cliente em potencial, envie o endereço completo.

 

Proprietárioflorianopolis

Pode parecer um assunto delicado a ser tratado com o proprietário, mas para proteger a reputação de sua imobiliária, peça que ele coloque o anúncio no ar apenas com você. Na ânsia de alugar a casa ou apartamento para a temporada, o proprietário pode envolver diversas imobiliárias no negócio e não avisar ninguém ou até ele mesmo começar a negociar com possíveis clientes. Então, quando você consegue o locatário, o imóvel já está reservado.

Nesse caso, quem sabota o negócio sem querer é o proprietário, mas quem sofre as consequências é você e sua imobiliária, que acabam com sua imagem e reputação arranhados.

Além das dicas acima, sempre vale a pena lembrar que o corretor deve verificar o imóvel e toda sua documentação antes de disponibilizar o mesmo para aluguel.

Convém também firmar um contrato entre o proprietário e o locatário, com o explícito intermédio da imobiliária. Assim, todos tem garantias de que o aluguel por temporada ocorrerá sem maiores percalços.

E você? Tem mais alguma dica para garantir que o imóvel disponível para aluguel não será utilizado em golpes? Comente com a gente!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *